Adolescência – Evolução ou Retrocesso?

Entenda:

Todo ser humano passa por diversas etapas e fases de sua vida, uma delas se caracteriza por um turbilhão de emoções é a adolescência. Ao nascer, vem o experimento dos primeiros passos, comidas, tombos e tudo mais. Todas as etapas ocorrem com ajuda dos pais, eles protegem, dão a segurança que os obstáculos tiram.

Mas, não para por aí não, com o tempo surge à escola, os amigos, as dificuldades e principalmente a privacidade. Com a chegada da puberdade, que ocorre a partir dos nove a quatorze anos os hormônios se desenvolvem, e junto vêm as modificações do corpo que nem sempre são aceitas. Os jovens passam a entender um outro lado da vida, aquele em que seus pais não se fazem tão presentes para protegerem na maioria das vezes. Precisam pensar antes de tomar qualquer atitude, querem experiências novas e encontrar sua liberdade, finalmente chega a adolescência.

Privacidade é importante

Adolescência – Evolução ou Retrocesso? (Foto: Divulgação)

Adolescência – Evolução ou Retrocesso? (Foto: Divulgação)

O mundo nos fornece muitos meios de comunicações, vamos falar de redes sócias. Um site a onde praticamente todas suas informações estão podem preocupar muitos pais, até porque usado de forma incorreta pode surgir diversos problemas. A visão de muitos pais é pensar negativo e não dar o espaço de privacidade para o filho, por medo e insegurança do próprio mundo virtual.

A visão do adolescente é se basear em amigos, “se meu amigo tem porque não posso ter também? ”, “ os pais dele (a) deixam” porque os meus não deixam também? Essas atitudes acabam fazendo os pais refletirem e muitas vezes cederem seu rígido padrão de pensamento. Assim como em outras situações ao longo do dia, querer saber aonde o jovem esta, com quem, e até mesmo vasculhar suas coisas desnecessariamente.

Respeito

Sim um dos maiores problemas da adolescência, o respeito. Nessa etapa a responsabilidade domina a rotina, até porque a infância já passou. Muitos jovens não aceitam as regras impostas pela vida, desrespeitam as leis, pais, professores, e etc. Todo ato tem sua consequência e eles respondem por elas. É nessa hora que os pais devem impor suas responsabilidades e fazer com que os adolescentes mudem suas atitudes.

Ponto de vista

Adolescência – Evolução ou Retrocesso? (Foto: Divulgação)

Adolescência – Evolução ou Retrocesso? (Foto: Divulgação)

Existem pessoas que não aceitam outro ponto de vista além do seu, querem que seus filhos sigam exatamente as mesmas culturas e tradições impostas pela família. É importante deixar com que os adolescentes que tenham opiniões, mesmo que diferentes é preciso respeitar. Esta é uma questão muito delicada e inúmeras vezes uma enorme dificuldade para o jovem e para seus pais que sofrem com o pensamento diferente de seus filhos.

Sofrimento

Adolescência pode ser o início de um período conturbado na relação entre pais e filhos, também o fim daquele laço amigável criado na infância. Ambos sofrem, mas com o tempo superam, pois, o adulto um dia já foi jovem, e o jovem será adulto! O mais importante é manter um diálogo com respeito e compreensão.

Evolução ou retrocesso? Isso vai de seu ponto de vista, nenhum pai é igual ao outro, nem todos os jovens tem as mesmas atitudes e opiniões.

 

Comments are closed.