Como cuidar da pele oleosa – Veja dicas incríveis!

No Brasil, devido ao clima tropical, muitas pessoas têm a pele oleosa. O aspecto brilhoso que ela pode apresentar durante o dia, principalmente quando o clima está quente, causa diversos incômodos.

Além dos cuidados básicos que devem ser feitos diariamente, é preciso saber as necessidades de cada tipo de pele para tratar o problema e saber quais os produtos ideais para o uso. Se você tem a pele oleosa, não deixe de conferir neste texto as principais informações para cuidar da sua pele.

Pele oleosa

A pele oleosa tem como principal característica a produção exacerbada de sebo, por meio das glândulas sebáceas. Visualmente, isso significa aquele brilho extra em toda face, que, geralmente, causa desconforto.

Como cuidar da pele oleosa - Veja dicas incríveis!

Como cuidar da pele oleosa – Veja dicas incríveis! Imagem:divulgação

Além disso, em muitos casos ainda pode apresentar acne. Para cuidar deste tipo de cútis é fundamental o uso de produtos específicos e tratamentos feitos por dermatologistas.

Acesse e saiba mais informações: Conheça os tipos de estrias e veja como evita-las

Causas da pele oleosa

Os hormônios estão entre as principais causas da pele oleosa. O excesso de um hormônio chamado de dihidrotestosterona (DHT) provoca hiperatividade das glândulas sebáceas, motivando a produção de óleo em excesso. O desequilíbrio hormonal estimula as glândulas sebáceas e promove o aumento da produção de sebo.

Como cuidar da pele oleosa - Veja dicas incríveis!

Como cuidar da pele oleosa – Veja dicas incríveis! Imagem:divulgação

A alimentação também influencia nas causas da pele oleosa. Pessoas que se alimentam com muita fritura e gordura podem apresentar pele mais oleosa. Evite esse tipo de comida e adote hábitos saudáveis, beba muita água e pratique exercícios físicos. Além de garantir uma pele mais bonita, você terá mais saúde e disposição.

Tratamentos pele oleosa

O tratamento para a pele oleosa começa pela limpeza. Os sabonetes devem sempre ser específicos para o tipo de pele do seu rosto. Produtos que contenham em sua fórmula ácido salicílico e enxofre diminuem a produção das glândulas sebáceas e, assim, diminuindo a oleosidade e melhorando o aspecto dos poros.

Acesse e saiba mais informações: Saúde dos cabelos: conheça 5 dicas incríveis!

Tratamentos caseiros pele oleosa

A melhor forma de tratar a pele oleosa em casa é seguir alguns princípios básicos de cuidados com a pele como:

  • Lave o rosto pela manhã com sabonetes antisseborreicos, que contenham ácidos – como ácido salicílico e alfa-hidroxiácidos. Duas vezes por semana use um sabonete esfoliante leve
  • Aplique diariamente filtro solar com FPS30 ou mais, e reaplique a cada três horas. O filtro deve ser o último produto a ser usado antes da maquiagem
  • Lave novamente o rosto à noite e aplique um produto de tratamento específico, a pele oleosa pode ou não ser acompanhada de problemas como acne e manchas, e o produto noturno será indicado conforme a queixa do paciente
Como cuidar da pele oleosa - Veja dicas incríveis!

Como cuidar da pele oleosa – Veja dicas incríveis! Imagem:divulgação

Produtos como demaquilantes, hidratantes e maquiagem devem sempre ser escolhidos de acordo com o tipo de pele para que não ocorra, por exemplo, o entupimento dos poros, evitando que cravos e espinhas se formem. Uma boa opção para a maquiagem é o uso do primer específico para a pele oleosa, que ajuda a contrair os poros.

Pele oleosa com acne

A pele oleosa tem relação direta com a acne, já que a grande maioria das pessoas com a doença possui pele oleosa. O quadro é caracterizado por uma inflamação com aumento da produção de sebo e presença de bactéria associada, gerando cravos e espinhas na pele. Por outro lado, nem todo paciente que tem mais oleosidade possui um quadro de acne.

Acesse e saiba mais informações: Entenda tudo sobre a Pílula do dia Seguinte

Produtos para pele oleosa

Existem diversos dermocosméticos para pele oleosa disponíveis no mercado. Geralmente, esses produtos costumam ser caros, mas é possível encontrar bons produtos com preços acessíveis.

De acordo com os dermatologistas, o uso dos produtos exatos na rotina diária é fundamental. O mais indicado é lavar o rosto duas vezes ao dia, de manhã e a noite e usar filtro solar diariamente. O tratamento pode ser complementado com a realização de peelings seriados – ácido salicílico, retinóico ou glicérico – e lasers.

Como cuidar da pele oleosa - Veja dicas incríveis!

Como cuidar da pele oleosa – Veja dicas incríveis! Imagem:divulgação

Os produtos que possuem fórmulas com retinoides e peróxido de benzoíla são as melhores para combater a acne. Os retinoides têm efeito queratolítico, ou seja, afinam a pele, diminuindo a formação dos cravos e a inflamação cutânea. O peróxido de benzoíla combate as bactérias causadoras das espinhas.

Independente do tipo de tratamento adotado é muito importante consultar um dermatologista para a melhor indicação de tratamento para sua pele.

Comments are closed.