Doenças Sexualmente Transmissível na Adolescência

Quando uma pessoa ainda não conhece alguma coisa ela fica mais sucinta ao erro. Isso pode acontecer no período de iniciação sexual. Embora existam diversas campanhas par ao uso do preservativo, muitos adolescentes acabam não utilizando. Quem fizer isso poderá pegar graves doenças, aqui falaremos sobre elas.

Quais as principais doenças sexualmente transmissíveis?

A adolescência é uma fase da vida que envolve muitas experiências novas. Muitas vezes a falta de conhecimento sobre os perigos levam ao erro.

Doenças Sexualmente Transmissível na Adolescência

Doenças Sexualmente Transmissível na Adolescência. Imagem:divulgação

Quem transar sem camisinha poderá adquirir determinadas doenças. Algumas delas inclusive podem ficar no corpo para a vida inteira, como a AIDS. Outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) perigosas são o Herpes Genital, Sífilis, Clamídia, Vírus do Papiloma Humano e Gonorreia.

Herpes Genital

A Herpes Genital causa dores no pênis ou na vagina, na pele ela pode gerar bolhas, sarna ou vermelhidão, também são comuns a coceira e o formigamento. O tratamento é feito com medicamento antiviral.

Sífilis

A Sífilis apresenta sintomas como dores nos músculos, fadiga, febre, mal-estar, perda de apetite, úlceras próximas da virilha, dor de cabeça, dor de garganta e perda de peso. O tratamento é realizado através de antibióticos, como a penicilina.

Clamídia

A Clamídia pode gerar dores na parte inferior do abdômen, no testículo ou na vagina, durante o ato sexual, sangramento vaginal ou secreção no pênis, outro sintoma comum é a febre. Nas mulheres pode alterar o ciclo menstrual. O tratamento é realizado com base em antibióticos, seu tratamento não garante imunidade para o futuro.

Vírus do Papiloma Humano

O problema pode causar coceira, câncer cervical, verruga ou verruga genital. O tratamento envolve a vacina contra o HPV.

Gonorreia

A doença causa dor nos testículos ou vagina, na parte inferior do abdômen, durante o sexo, e quando for urinar, além de febre. O tratamento envolve o consumo de antibióticos.

AIDS

A AIDS é a mais famosa de todas as DSTs, ainda não foi desenvolvido nenhum tipo de cura para o problema, mas o portador pode viver bem caso faça o tratamento adequado. O tratamento antirretroviral envolve a utilização de coquetéis de medicamentos. Os sintomas da doença são dor no abdômen, tosse seca, perda de peso, diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e inchaço.

Importância do uso do preservativo

O preservativo ou camisinha, é fundamental nas relações sexuais. Ele ajuda a evitar todas as doenças sexualmente transmissíveis, além da gravidez indesejada. O mecanismo é indicado para todas as pessoas que não possuem um parceiro fixo para o sexo, ou estão iniciando este tipo de prática. Sua utilização garante 97% de segurança contra todos esses problemas. É barato para adquirir ou pode ser pego em postos de saúde.

Consulta médica

Se você está apresentando algum dos sintomas causados por uma das doenças sexualmente transmissíveis, é fundamental ir até um médico. O profissional vai saber orientar sobre o tratamento indicado. Assim como qualquer doença, quanto mais rápido for procurada a ajuda, mais possibilidades para cura existem. Em alguns casos o tratamento será rápido, já em outros os cuidados devem ser maiores.

Comments are closed.